Projeto de assentamento promove festival do açaí em Santarém (PA)


Crédito: Incra/Luís GustavoA comunidade Santa Luzia, localizada no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, Município de Santarém (PA), realizará neste final de semana, sábado (2) e domingo (3), o 15º Festival do Açaí. O evento já é tradicional no calendário cultural da cidade.

No sábado, às 19 horas, será realizada a abertura oficial do evento com a apresentação de danças regionais e a escolha da Rainha do Festival do Açaí. As candidatas irão desfilar com roupas confeccionadas artesanalmente a partir de matéria-prima natural, como raízes, folhas de palmeiras e cipós.

No domingo (3), a partir de 9 horas, serão comercializados os produtos derivados do açaí, incluindo bolos, doces e receitas regionais que misturam ao açaí a farinha de tapioca, um derivado da mandioca muito consumido no Pará.

O artesanato da região também terá um stand especial para apresentação e comercialização da produção local. Às 16h do domingo, haverá um bingo seguido de uma seresta, que marca o encerramento da programação.

Como chegar

A comunidade Santa Luzia fica à margem da rodovia Everaldo Martins (PA-370), que liga a área urbana de Santarém a Alter do Chão. Na entrada da comunidade, há uma placa de identificação. Ônibus coletivos que fazem linha para o balneário passam em frente à entrada de Santa Luzia.

O assentamento

O PAE Eixo Forte é um assentamento da reforma agrária criado em dezembro de 2005. Possui 1.383 famílias na relação de beneficiários e capacidade para 1.400. A área é de aproximadamente 12.700 hectares. A maioria das comunidades está localizada às margens da rodovia que dá acesso ao balneário de Alter do Chão.

Informações do site da Prefeitura de Santarém foram utilizadas neste texto.

Anúncios

Comentário (s)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s