Incra volta a dialogar com trabalhadores rurais sobre demandas do PDS Serra Azul


Incra e MPE congregam associações para discutir demandas do PDS Serra Azul, localizado no Município de Monte Alegre (PA). Data: 18 de março de 2014. Local: Incra Santarém

Incra e MPE congregam associações para discutir demandas do PDS Serra Azul

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) recebeu, na tarde de ontem (18), representantes de famílias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Serra Azul e da associação da Matona Serra Azul, área localizada no perímetro do assentamento, sediado no Município de Monte Alegre (PA). A reunião, realizada na sede do órgão em Santarém (PA), promoveu o debate sobre a reivindicação de trabalhadores rurais da associação Matona Serra Azul para excluir do PDS áreas as quais afirmam deter a posse.

A reunião contou com a presença do superintendente do Incra no Oeste do Pará, Luiz Bacelar Guerreiro, e técnicos da autarquia lotados em Santarém e Monte Alegre; do coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Santarém, Gilson Rego; e da promotora Ione Nakamura, do Ministério Público do Estado (MPE) do Pará.

Como encaminhamento, o Incra anunciou que realizará uma revisão das ocupações no PDS Serra Azul, em data a ser marcada após o fechamento do plano de ações da autarquia para este ano. A perspectiva é cadastrar quem manifestar interesse e tenha perfil de ser cliente da reforma agrária, conforme a capacidade do assentamento.

O superintendente Luiz Bacelar destacou os benefícios das famílias serem clientes de reforma agrária, como o acesso a créditos e ao programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.

No caso de famílias da região da Matona Serra Azul que persistirem na exclusão de áreas do assentamento, com o objetivo de pleitear a titulação individual, serão consideradas na análise do Incra as posses anteriores à criação do PDS Serra Azul, que ocorreu em outubro de 2005.

Anúncios

Comentário (s)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s