Incra recupera micro central hidrelétrica e restabelece energia no PA Moju I e II


O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reinaugurou ontem (21) a Micro Central Hidrelétrica (MCH) localizada na comunidade Sombra Santa, no Projeto de Assentamento Moju I e II, município de Placas (PA).

“A assinatura do contrato é decorrente de acordo firmado perante o Ministério Público Federal (MPF) e com associações comunitárias do assentamento”, informa o superintendente regional do Incra no Oeste do Pará, Luiz Bacelar Guerreiro. No dia 20 de agosto de 2013, o Incra assinou um termo de compromisso de ajustamento de conduta com o MPF, por meio do qual foi possível proceder ao restabelecimento da energia operada pela MCH.

mch_sombra_santa_pa_moju_i_ii_4

Em outubro de 2013, o Incra assinou um contrato, no valor de R$ 95.479,42, para a recuperação da MCH de Sombra Santa, que, à época, estava fora de funcionamento. Em janeiro do ano passado, em razão das fortes chuvas, a casa de máquina foi danificada, ocasionando a interrupção na geração de energia.

Na MCH, foram executados os serviços de recuperação do canal que conduz a água para as turbinas e da casa de máquinas, compreendendo o gerador e as turbinas. A Prefeitura de Placas contribuiu com maquinário, mão de obra e material de construção.

antonio_silva_pa_moju_I_II_edit“Está uma energia de ótima qualidade. Com certeza, a percepção é de melhora. Está suprindo e bem [as necessidades] das famílias. Todos estão com suas geladeirazinhas, televisão, bomba de puxar água…”, relata Antonio da Silva (foto), presidente da associação da comunidade Santa Fé do Cachoeirinha, uma das beneficiadas com a geração de energia pela MCH.

O casal Adão Oliveira da Silva, 54, e Isilene de Castro Silva, 52, fazem parte das famílias atendidas com o restabelecimento da energia. Vivem há 11 anos na comunidade Sombra Santa, onde trabalham como agricultores. Plantam mandioca, arroz, feijão, milho e frutas. Mais recentemente, decidiram investir no plantio de mil pés de açaí. Com a retomada da energia elétrica, o casal usufrui para uso doméstico e nas atividades que geram renda.

“A gente consegue conservar e render mais as coisas dentro de casa e também vai aportar no nosso trabalho, principalmente, com irrigação no plantio”, destaca Adão Oliveira. “Temos geladeira, máquina de lavar roupa, ventilador… É muito importante a energia. É com ela que podemos fazer as polpas de açaí e cupuaçu para vender”, complementa Isilene Castro.

mch_sombra_santa_pa_moju_i_ii_5

Após as obras, a MCH passa a ter capacidade para atender a um número estimado de 400 famílias. No PA Moju I e II, existem quatro MCHs.

Paralelamente ao processo de recuperação da MCH da comunidade Sombra Santa, o Incra, com o apoio do MPF, tem se mobilizado para garantir a execução do programa “Luz para Todos” no PA Moju I e II, em caráter prioritário.

Vídeo da MCH em funcionamento

sombra_santa_pa_moju_I_II

Comunidade Sombra Santa, PA Moju I e II

Anúncios

Comentário (s)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s