Comunitários de Fátima de Urucurituba visitam área cedida pelo Incra para reassentamento


As famílias de Fátima de Urucurituba, do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Urucurituba, visitaram, na manhã de hoje (25), a comunidade Santa Maria, do PAE Eixo Forte. Uma área de 40 hectares no local foi apontada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para o reassentamento das famílias, em razão de Fátima de Urucurituba ser atingida pelo fenômeno das “terras caídas”.

Segundo o presidente da associação que representa a comunidade de Fátima, Cristóvão Santos, a atual demanda por remanejamento compreende 35 famílias. “Hoje, todos estão de consenso vir para esta área [Santa Maria]”, relata.

reconhecimento_area_fatima_urucurituba_santa_maria_25_05_14 (13)_edit2Na ocasião da visita, os comunitários fincaram placas identificando a área como pertencente à Fátima de Urucurituba. A cessão foi feita em acordo com assentados que já residem em Santa Maria.

O reconhecimento do local destinado aos comunitários de Fátima foi acompanhado por representantes do PAE Eixo Forte e Incra.

“A área já está delimitada pelo Incra. Fizemos a demarcação e iniciamos a instalação dos marcos. Estamos negociando com a Prefeitura de Santarém a abertura e o melhoramento de ramais”, informa o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos do Incra no Oeste do Pará, Carlos Carneiro.

Paralelamente, o Incra tem orientado as associações de Santa Maria e Fátima de Urucurituba de modo a viabilizar a construção de casas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” às famílias que serão reassentadas. Uma entidade organizadora indicada pelo PAE Eixo Forte deve apresentar o projeto. Caixa ou Banco do Brasil podem ser os agentes financeiros.

A comunidade 
Santa Maria está a aproximadamente 15 quilômetros do centro comercial de Santarém. O acesso se dá pela rodovia Fernando Guilhon. No local, atualmente, vivem 50 famílias. Há energia elétrica e escola de nível fundamental. Dentro do PAE Eixo Forte, existem escolas de nível médio.

Comentário (s)

Blog do Incra em Goiás

A Reforma Agrária em Goiás