Famílias da Resex Tapajós-Arapiuns recebem capacitação em agroecologia


ix_semana_agroecologia_incra_ceapac_04-08_05_15O Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (Ceapac) realizou, no período de 4 a 8 de maio, a 9ª Semana de Agroecologia, cuja maior parte das atividades foram realizadas em Santarém, Oeste do Pará.

A entidade aproveitou o ensejo do tradicional evento para inserir comunitários da Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns, que são atendidos com o serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER) contratado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“Se formos observar os planos de manejo e os acordos de utilização [da Resex], é agroecologia pura. Não está previsto usar muitos insumos, plantar grandes áreas… É para as famílias, realmente, praticarem a agroecologia e muitas delas já estão praticando”, informa Harald Weinert, coordenador da equipe de assistência técnica do Ceapac, ao explicar a participação de comunitários da Resex no evento.

Como experiências positivas na unidade de conservação, Harald Weinert menciona a criação de abelhas, consorciada à manutenção de espécies vegetais que favorecem a produção de mel, e o artesanato com palha de tucumã. “E já nos foi apresentado como demanda a necessidade de fazer plantios de tucumã para não acabar com os tucumazeiros nativos”, informa Weinert.

Dentre os desafios que se apresentam na Resex, na perspectiva da agroecologia, o coordenador de ATER do Ceapac cita o caso da pimenta do reino. “(…) Que é uma monocultura, mas que queremos diversificar essa produção junto com as famílias”, adianta.

Sistemas agroflorestais

Crédito: Incra Oeste Pará/Luís GustavoO cultivo agrícola conjugado foi tema de atividade de campo, realizada no dia 7 de maio, na região do Eixo Forte, em Santarém, sobre sistemas agroflorestais. A proposta é combinar espécies arbóreas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou criação de animais, gerando benefícios econômicos e ecológicos.

Vídeos com exemplos de sistemas agroflorestais em imóveis rurais do Pará foram exibidos. Em campo, os comunitários executaram as etapas de implantação desta forma alternativa de manejo do solo, congregando espécies como açaí, banana, pimenta, leguminosas e essências florestais.

Mel

Em Belterra, município vizinho a Santarém, também como parte da 9ª Semana de Agroecologia, comunitários da Resex Tapajós-Arapiuns participaram de oficina, no dia 6 de maio, sobre meliponicultura, que é a criação de abelhas sem ferrão.

Na oportunidade, foram abordadas técnicas de manejo de enxames e apresentados produtos derivados do mel com foco na comercialização. A oficina ocorreu num dos maiores meliponários da região.

Anteriormente, o Ceapac já havia promovido intercâmbio interno, entre comunidades da própria Resex Tapajós-Arapiuns, com o fim de compartilhar experiências sobre a criação de abelhas sem ferrão e a produção de mel e seus derivados.

Programação

Durante a 9ª Semana de Agroecologia (íntegra da programação), foram realizadas oficinas de campo e na sede do Ceapac sobre a produção de mel, sistemas agroflorestais e plantas comestíveis não convencionais. Produtos agroecológicos foram expostos numa feira.

Um seminário foi promovido para avaliar os resultados parciais no trabalho de assistência técnica e extensão rural do Ceapac nas comunidades da Resex Tapajós-Arapiuns, além de explicitar os desafios para qualificar a produção.

O Ceapac executa contrato assinado com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para assistir 742 famílias da Resex Tapajós-Arapiuns. O trabalho da entidade iniciou em fevereiro de 2014.

Além de 30 comunitários da Reserva Extrativista, divididos entre as localidades atendidas pelo Ceapac, participaram da 9ª Semana de Agroecologia estudantes de ensino superior, famílias de assentamentos e técnicos de outras entidades de assistência técnica.

Anúncios

Comentário (s)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s