Sistemas de abastecimento oferecem água potável a famílias do PA Moju e II


A comunidade Faveira, do assentamento Moju e II, município de Mojuí dos Campos, existe há cinco anos e vivia o drama de não possuir fontes hídricas naturais, como igarapés, o que exigia dos moradores percorrer grandes distâncias para obter água. A dificuldade diminuiu com a implantação do microssistema de abastecimento de água comunitário, inaugurado no dia 30 de junho, com capacidade para atender 50 famílias.

O microssistema foi construído com 180 metros de profundidade e possui caixa de armazenamento para 15 mil litros de água. “Para nós, melhorou muito. Já temos escola. Foi a melhor coisa que aconteceu. Nós pedíamos a Deus que chovesse para que pudéssemos aparar água”, relembra Francisca Aurelice Sousa dos Santos, presidente da associação da comunidade Faveira (áudio completo abaixo).

Além dos microssistemas comunitários, três no total para o PA Moju I e II, a parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) viabilizou a construção de 58 poços individuais, com profundidade média de 60 metros.

incra_ipam_mds_agua_moju_i_ii_30_06_15_poco_caneca_ana_maria_costa_2Ana Maria Costa Feitosa, da comunidade São Miguel, foi uma das assentadas beneficiadas com o poço de caneca em seu lote. Embora tenha um igarapé próximo de sua casa, o poço representou ganho de qualidade na água para consumo.

“Antes, consumíamos a água do igarapé. Sabemos que não é uma água de qualidade. E a água do poço a gente sabe que é uma água de qualidade. Estamos usando para o consumo, principalmente, para as crianças”, relata a agricultora Ana Maria.

Áudio. Vilmor Tomazini, membro da associação da comunidade Nova Estrela da Bica, onde também foi instalado um microssistema comunitário de abastecimento de água, relata os benefícios para as famílias assentadas.

Anúncios

Comentário (s)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s