Concluídos sistemas de captação de água a 400 famílias dos assentamentos Moju I e II e Igarapé do Anta


conteudo_multimidia

Os assentamentos Moju I e II e Igarapé do Anta, localizados no município de Mojuí dos Campos, receberam a implantação de sistemas de captação de água com capacidade para atender 400 famílias. A ação faz parte do projeto “Nossa Água”, executado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e organizações comunitárias das famílias assentadas. O investimento corresponde a R$ 1,5 milhão.

O desfecho da primeira etapa do projeto ocorreu no último domingo (20), quando foram inaugurados os dois últimos microssistemas de abastecimento de água, um no assentamento Moju I e II, comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, e outro no Igarapé do Anta.

O “Nossa Água” viabilizou a implantação de cinco microssistemas comunitários de abastecimento, um sistema de captação de água da chuva e 58 poços individuais.

banner_sistemas_abastecimento_projeto_nossa_agua

Na prática, os comunitários passam a ter acesso a água potável captada pelos sistemas individuais e coletivos de abastecimento, em vez de utilizar os igarapés, que contêm impurezas. Algumas comunidades nem fontes hídricas naturais possuem.

O projeto “Nossa Água” é executado pelo Ipam com recursos do MDS. O Incra é parceiro do Ipam na ação, com o qual assinou um termo de cooperação técnica, em 2012, que visa a construção de parâmetros para o desenvolvimento de assentamentos sustentáveis na Amazônia.

Galeria de imagens completa do evento

Gestão

Concluídas as obras, a atuação nos assentamentos Moju I e II e Igarapé do Anta é direcionada para uma discussão, envolvendo os assentados, com o objetivo de elaborar o termo de gestão dos microssistemas comunitários, de modo a definir o uso responsável.

Os microssistemas foram construídos com profundidade de 150 metros, em média; possuem até 80 metros de água; e caixa para o armazenamento de 15 mil litros, cada um. A estrutura física tem garantia de cinco anos e os maquinários, de um ano.

A empresa responsável pelas obras irá capacitar os comunitários para a adequada manutenção.

Qualidade da água

A pedido do Ipam, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) fará coletas e emitirá um laudo sobre a qualidade da água captada pelos sistemas implantados. O resultado será apresentado às famílias.

Segunda etapa

“A gente finaliza essa etapa agora e já estamos qualificando um novo projeto para submeter ao MDS. As comunidades sinalizaram para o Ipam e o Incra uma nova parceria, a segunda etapa desse projeto, que é a distribuição [da rede] dos cinco microssistemas já escavados, e também para atender uma demanda de [mais] poços individuais para as famílias que estão dentro dos lotes e poços coletivos”, adianta Alcilene Cardoso, coordenadora do Ipam Santarém.

O superintendente do Incra Oeste do Pará, Claudinei Chalito, colocou a autarquia à disposição para colaborar na elaboração do novo projeto e na obtenção de mais recursos a serem destinados à ampliação da rede de captação e à distribuição de água.

Áudios

Claudinei Chalito, superintendente do Incra Oeste do Pará, propõe continuidade da parceria com o Ipam

……………

Alcilene Cardoso, coordenadora do Ipam Santarém, faz um balanço do projeto

……………….

Antonio José Mota, coordenador técnico do Ipam Santarém, destaca acesso à água potável

……………..

Ana Maria Costa, presidente da associação que representa três comunidades no PA Moju I e II

………………

Dulcilene Lima, presidente da Central das Associações do PA Moju I e II

Anúncios

Comentário (s)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s