Comunidade Pajuçara realizará o IV Festival do Caju nos dias 26 e 27


conteudo_multimidia

A comunidade de Pajuçara, uma das que integra o Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, no município de Santarém (PA), realizará, nos dias 26 e 27 de setembro, o IV Festival do Caju. A região é bastante conhecida pela bela praia que abriga.

A abertura das barracas dos comunitários ocorrerá a partir das 10 horas do dia 26, mantendo-se à disposição dos visitantes durante todo o festival. Estarão à venda derivados do caju, como doces, a castanha e cajuína artesanal, além de peças de artesanato. A partir do meio-dia, o prato principal à venda será à base de galinha caipira. À noite, haverá apresentações musicais.

O principal objetivo do festival é incentivar a agricultura dentro da comunidade e divulgar a produção de famílias que possuem perfil de reforma agrária. Atualmente, a comunidade Pajuçara possui 42 famílias que estão na relação de beneficiários (RB) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

IV_festival_caju_pajucara_eixo_forte_santarem_para_incra_consulte_edit

Assistência técnica e extensão rural

Neste ano, a comunidade conta com o apoio direto da Consulte, organização contratada pelo Incra para o serviço de assistência técnica e extensão rural, que, em todo o assentamento Eixo Forte, prevê o atendimento de 910 famílias.

“Assim como o caju, em todo o assentamento existe uma vasta produção de outras frutas, como o açaí e o cupuaçu. Por meio da chamada pública aberta pelo Incra, fomos selecionados para trabalhar em todo o Eixo Forte e auxiliar as famílias nas suas produções. Hoje, somos 13 profissionais trabalhando na área. Visitamos todas as comunidades, conhecendo sua cultura e resgatando as principais atividades produtivas de cada família. A assistência técnica é feita de forma individual e coletiva, ou seja, com cada produtor, e os cursos são disponíveis a todos para aperfeiçoar o trabalho nas suas comunidades”, informa Roberto Sardinha, diretor da Consulte.

Como chegar

O acesso principal à comunidade Pajuçara se dá pela avenida Fernando Guilhon, quilômetro dois, no ramal Maria José, após o igarapé do Juá.

A linha de ônibus coletivo “Pajuçara”, que passa pela comunidade Santa Maria e segue até Pajuçara, é uma alternativa para as pessoas que desejam conhecer o festival.

Áudio

André Cota, presidente da Associação de Moradores de Pajuçara, comenta a importância do evento para a comunidade

Anúncios

Comentário (s)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s