Assentamento Eixo Forte realizará VI Festival Cupuçaí em Santarém (PA)


6° CupuÇaí - 2015A comunidade Santa Maria, do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, no município de Santarém (PA), realizará, nos dias 5 e 6 de dezembro, o VI festival do cupuaçu e açaí, conhecido como Cupuçaí.

O evento tem o objetivo de resgatar o interesse da população local para a valorização da cultura do cupuaçu e açaí e destacar a importância socioeconômica que tais produtos têm para a comunidade. O festival também constitui uma alternativa de renda para os comunitários.

“O desejo é mostrar para a sociedade o que a gente tem na comunidade e o potencial das atividades agrícolas que desenvolvemos”, ressalta o presidente da associação da comunidade Santa Maria, Adailson Pereira da Mota.

Com apresentações artísticas e folclóricas – eleição da rainha do festival e carimbó -, o festival visa o público de comunidades vizinhas, como Juá, Pajuçara, São Francisco do Carapanari, Cucurunã e São Braz, além de turistas, moradores da área urbana de Santarém e de outras localidades da região de rios e planalto do município.

Neste ano, a comunidade Santa Maria conta com o apoio direto de uma organização contratada pelo Incra para o serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER), a Consulte.

comunidade_santa_maria_pae_eixo_forte (3)

Técnica de ATER em atividade de campo com assentada da comunidade Santa Maria

Como chegar a Santa Maria

O acesso à comunidade se dá pela rodovia engenheiro Fernando Guilhon, seguindo pelo ramal Maria José. O ramal é a segunda entrada, à esquerda, depois da ponte do Juá, no sentido aeroporto.

Na entrada do ramal Maria José, já é possível ver uma faixa anunciando o festival Cupuçaí.

A comunidade Santa Maria fica a aproximadamente 12 quilômetros do centro de Santarém.

Como alternativa ao público interessado, há a linha de ônibus coletivo “Pajuçara-Santa Maria”, que realiza cinco viagens diárias até a comunidade.

Aos sábados, o último ônibus sai da comunidade às 19h30 e, no domingo, a comunidade solicitou que seja ampliado o número de itinerários, com a última saída às 20h30.

Anúncios

Comentário (s)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s