MDA e Incra visitam iniciativa com plantas medicinais em Óbidos (PA)


plantas_medicinais_pastoral_crianca_obidos_credito_Incra_Luis_GustavoProgramação está no contexto de acordo de cooperação técnica assinado entre Incra e Fiocruz

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) articularam uma programação no município de Óbidos, no Oeste do Pará, para conhecer a experiência da Diocese local com o plantio e o beneficiamento de plantas medicinais. A apresentação da iniciativa ocorreu no último dia 17 de março e foi acompanhada pela diretora de Políticas para Mulheres Rurais, Célia Watanabe; pelo superintendente do Incra no Oeste do Pará, Claudinei Chalito; e por Dom Bernardo Johannes Bahlmann, bispo de Óbidos.

A visita de gestores do MDA e Incra se dá como parte do planejamento para a execução do acordo de cooperação técnica assinado entre a autarquia e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em outubro do ano passado. Por meio desta parceria, está previsto o fomento à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias e inovações no uso sustentável da biodiversidade, em especial, de plantas medicinais e fitoterápicos, em associação com o público beneficiário da reforma agrária.

Na visita a Óbidos, Célia Watanabe e Claudinei Chalito conheceram o grupo de mulheres que atuam na Pastoral da Criança. Ao menos, 100 mulheres desta Pastoral trabalham diretamente com o plantio de ervas medicinais e o beneficiamento, ou seja, a produção de medicamentos a partir dessas espécies vegetais. Uma mini farmácia foi apresentada aos gestores do MDA/Incra.

Adriana do Carmo Soares, coordenadora da Pastoral da Criança, informa que o trabalho com plantas medicinais envolve mulheres urbanas e rurais, que atendem em torno de três mil famílias por ano. “A gente recomenda que as voluntárias e mães tenham ervas medicinais em seu quintal para o momento em que fazemos a capacitação sobre remédios alternativos”, explica a coordenadora pastoral. “A gente trabalha com hortelã, gengibre, eucalipto, folha da algodoeira, sucuba, mastruz…”, exemplifica Adriana Soares.

Momento é de conhecer as diferentes experiências dos biomas brasileiros com plantas medicinais

Célia Watanabe informa que o momento é de conhecer as diferentes experiências dos biomas brasileiros com plantas medicinais. “Na parceria entre o Incra e a Fiocruz, buscamos potencializar o trabalho das mulheres rurais, sobretudo, das que estão em assentamentos da reforma agrária, mas do entorno também. O intuito é incentivar a produção de plantas medicinais em seus quintais produtivos. Da parte do MDA, acompanhamos a participação das mulheres rurais, de forma geral, para possibilitarmos alternativas que ampliem sua capacidade de produção e a autonomia econômica”, acrescenta.

Claudinei Chalito reforça que o objetivo da visita a Óbidos foi identificar o potencial de trabalhos pré-existentes com plantas medicinais. Uma das alternativas discutidas pelo MDA/Incra para incrementar a parceria com a Fiocruz é a operacionalização do crédito Fomento Mulher, no valor de até R$ 3 mil, que é destinado à implantação de projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote da reforma agrária.

“Para nós, é um trabalho muito importante, sobretudo, para fortalecer as mulheres e as famílias que vivem em nossas comunidades. Nós precismos olhar com mais carinho para estas populações que vivem no meio rural. Estamos diante de possibilidades. Temos a vontade de fazer um trabalho em conjunto e vamos analisar, aos poucos, como podemos desenvolver”, explica Dom Bernardo ao comentar a perspectiva de um projeto com plantas medicinais em parceria com o MDA/Incra.

Toda a agenda de Célia Watanabe e Claudinei Chalito foi acompanhada por Dom Bernardo, oportunidade em que apresentou os atuais projetos da Diocese de Óbidos, dentre os quais, aqueles com foco eminentemente em populações rurais, como a Casa Familiar Rural, a Pastoral Social e a manutenção de uma área rural para fins de reflorestamento.

Anúncios

Comentário (s)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s